domingo, 4 de junho de 2023

[5] O experimento das cartas (aula 15)

 "Experimento das cartas" é como podemos nos referenciar ao estudo que Olavo relata na aula 15. Feito pela Universidade de Iowa, sua função era basicamente ilustrar que por baixo da camada do pensamento racional existe um pensamento subcutâneo, instintivo, e que entre um e outro há um intervalo necessário para a tradução em uma impressão verbalizável.


Da onde veio: Aula 15 do COF [falta o minuto]
Fontes:
[1] Foi possível encontrar sobre o experimento em linguagem popular no livro de Malcom Gladwell, publicado em 2005, Blink: A decisão num piscar de olhos.
[2] Pela fonte 1 é possível saber da fonte principal. O experimento fora conduzido pelo médico neurologista e neurocientista português Antônio Damásio, e está disponível, para leitura mais pública, em seu livro O Erro de Descartes, publicado em 1994.

Nota: [Não estou com as fontes aqui, seria bom juntar] Olavo parece fazer uso dessa relação entre um e outro sobretudo ao falar da importância dos poetas e da literatura em geral, pois eles fariam esse esforço reflexivo por ficarem mais atentos a essas impressões "não-verbalizadas" (verbum mentis), e tornariam-nas moeda comum por meio da sua arte.
Esse tópico entra também na questão do ataque ao dualismo, sobretudo o cartesiano, mencionado no tópico 1. A latência dos seres, o conhecimento por presença e a tese do intuicionismo radical também parecem estar ancorados nesse fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Sobre Este Blog e Categorias Principais

Sobre o Blog: O presente blog tem como objetivo organizar um pouco das informações esparsas sobre a obra do professor e filósofo Olavo de ...